Contatos

Muito obrigada por toda a ajuda de vocês!

Dra. Giselle Keller (CRMV-RJ: 9893)

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana". (Charles Darwin)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Notícias dos gatinhos recém-nascidos!

Amigos!

Boas notícias sobre os dois gatinhos, Perseu e Hércules!
A Margarida, uma veterinária amiga nossa, esteve aqui semana passada e trouxe mamadeira e leite específicos para gatinhos recém-nascidos! Ela me ajudou a cuidar deles durante a noite (ela dormiu aqui).


Mas no dia seguinte tomamos um susto, pois o Hércules (o pretinho), apresentou sangue nas fezes... era uma colite, provavelmente por reação a mudança na alimentação (são bebês, então qualquer mudança, mesmo que seja para melhor, pode causar uma alteração em sua flora intestinal e causar problemas como este).
Além disso, o Perseu estava com assadura (já estava antes), em decorrência de uma diarréia que vinha apresentando por causa do leite de vaca...
A Margarida é especialista em cuidar de recém-natos, então ela procurou comprar leite sem lactose, para fabricar uma receita caseira especial para poder alimentá-los e resolver o problema da colite. Só que aqui na cidade não tinha... Então ela se ofereceu para levá-los com ela pra Petrópolis, pois lá teria como conseguir comprar tudo que precisava para cuidar deles. Fiquei de buscá-los no domingo, quando voltasse do aniversário da minha mãe, mas depois a Margarida sugeriu ficar com eles até o carnaval, e levá-los com ela pro Rio, pra sua casa, pois caso ocorresse alguma emergência nestes dias mais críticos de recuperação da colite, lá ela teria recursos para salvá-los. Eles não poderiam estar em melhores mãos, então é claro que concordei! :)
E fomos nos falando várias vezes ao dia para ter notícias!!!

Eles reagiram bem ao leite da receita especial que ela fez e hoje, 28/02, ela me deu as seguintes notícias:

"Os meninos tão muito bem! As fezes já estão firmes e normais! Graças aos Deuses! Estão cada vez mais fortes! Acho que estão fazendo jus aos nomes, já está até difícil de segurá-los para fazer a limpeza e estimulação, gritam e ficam fugindo. Passei um aperto la em Petrópolis... porque as roupas deles foram sujando e eu não tinha mais como trocá-las, e estava ficando frio, eles estavam reclamando muito! O Perseu iniciou o reflexo de tremer ontem e o Hércules hoje. Hércules também já abriu quase por completo os dois olhos, mas ainda está nubladinho, Perseu também começou a abrir ontem os dois juntos só o cantinho, as assaduras findaram.
Acabei de amamentá-los, continuam com os mesmo hábitos, Perseu mama em 10min o que Hércules mama em 30min, quase durmo!!! rsrs
Desci hoje para o Rio, fiquei receosa de descer ontem a noite, porque estava trovejando e relampejando muito, mas a chuva forte caiu hoje, e acabei pegando chuva forte com nevoeiro, da serra até a linha vermelha, mas chegamos bem Graças aos Deuses!
Agora já estão limpinhos e com roupinhas quentinhas, emprestadas dos meus filhotes, rsrs".

Então o susto já passou!!!
Agora estão sendo alimentados com uma dieta que fornece todos os nutrientes de que precisam, o que não estava ocorrendo antes, pois apenas leite e o suplemento nutricional que eu estava fornecendo não eram suficientes...
Eles estão bem, já estão abrindo os olhinhos e em breve já vão poder começar a comer pastinhas e ração especial para filhotinhos desta idade!

Continuem enviando suas orações e energias positivas pra eles!!!

Olhem o vídeo do Perseu mamando:
http://www.youtube.com/watch?v=ezseOSrzB-Q

:)
Beijão,
Giselle

5 comentários:

  1. gente eu acho esses animaiszinho recem nascidos uma fofuraaa,tenho 2 cachorros e 1 gato

    ResponderExcluir
  2. eu vou ganhar amanha de aniversario uma gatinha fofinha

    ResponderExcluir
  3. São super fofos, né?! Eu tenho 11 gatos!!! Amo todos eles como filhos!!! :)

    ResponderExcluir
  4. tem a receita pra passar? to com um recem nascido aqui que aconteceu a mesma coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!
      Segue abaixo um texto que escrevi com as dicas de como cuidar de filhotes:

      DICAS DE COMO CUIDADE DE FILHOTES
      - Eles precisam ser mantidos bem quentinhos. Eu uso garrafas pet com água bem quente dentro e coloco por baixo da mantinha deles e depois os cubro com um cobertorzinho. Cuide apenas para não esquentar demais, mas mantenha sempre o ambiente deles quentinho. Costumo trocar a água da garrafa de 12 em 12h.
      - Eles precisam ficar confinados pra não correrem o risco de saírem andando e passarem frio por não estarem junto com os outros. Costumo fechá-los dentro de uma casinha de transporte, mas pode usar um caixote também.
      - É de extrema importância estimulá-los a fazer as necessidades sempre que der a mamadeira. Eu uso um algodão embebido em soro fisiológico morninho, e passo delicadamente na região sexual e ânus deles, para que eles façam xixi e cocô, simulando as lambidas da mãe.
      - Caso falte o leite específico (que pode ser comprado em pet shops), existe uma receita caseira, que é a seguinte: 1 copo de leite integral; 1 copo de água fervida; 2 colheres de sopa de farinha láctea (se não tiver não é tão importante assim); Uma gema de ovo (sem a pele ou pode ser cozida e amassada com o garfo, mas sem a clara); 1 colher de chá de mel (também não é tão importante). O mais importante é o leite, a água e a gema.
      - Outra coisa muito importante é a posição de dar a mamadeira. Os filhotes não podem ficar de barriga pra cima. É preciso colocá-los na posição que eles ficam mamando na mãe, ou seja, de barriga para baixo e com a cabeça mais elevada.

      Boa sorte! :)

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.